Blog

Dicas importantes para visitar o Sri Lanka

Com certeza já ouviu falar deste país e da riqueza que tem enquanto destino. Paisagens incríveis, uma história riquíssima e uma comunidade acolhedora como só visto! Hoje viajamos até à Ásia e deixamos-lhe dicas importantes para visitar o Sri Lanka.

Dicas importantes para visitar o Sri Lanka

Foto de: Gabor Redling

Quem é que ainda não viu ou conhece os mediáticos vídeos da youtubber Bumba na Fofinha? De uma forma cómica mas, ao mesmo tempo, informativa, a youtubber fez um vídeo em que dá a conhecer algumas curiosidades sobre a sua visita ao Sri Lanka. Um vídeo que nós, na Rumo Norte, aconselhamos a todos os curiosos sobre o país.

O Sri Lanka é um país incrível e que poderá entrar na lista de destinos que agradarão a “gregos e troianos”. Há praia, natureza, cultura, comida… Um sem fim de atrações e pontos fortes que, nos últimos anos, o têm colocam no topo da lista de muitos viajantes.

Muitos já faziam visitas relâmpago de 5 dias ao país antes de, por exemplo, seguirem para uns dias calmos nas Maldivas. Outros estão, agora, a pedir circuitos cada vez mais completos e minuciosos que lhes permitam experiências como viram em determinados vídeos ou leram em certos blogs.

Dicas importantes para visitar o Sri Lanka

  • Não tente copiar o que já foi feito

Apoiando-nos no último ponto, é importante referir que não há duas experiências iguais. Um determinado blogger ou youtubber pode ter optado por uma experiência local mais emergente, sem estadias em hotéis, enquanto outros viajantes poderão não abdicar de certos luxos. Por esta razão, a viagem deverá ser sempre programada em função do que realmente quer e pode fazer e não em função do que se lê e vê. Faz parte de nós, enquanto viajantes, criarmos a nossa própria experiência que em nada será inferior à de outros.

  • Melhor altura para visitar

É importantíssimo, especialmente para a questão de viagens maiores, tentar planear a viagem para uma altura em que a meteorologia esteja mais a nosso favor. Dada a sua localização geográfica, o Sri Lanka beneficia de temperaturas mais ou menos constantes durante todo o ano. As monções, no entanto, é que serão a maior preocupação dos viajantes. Os piores meses para viajar serão Outubro e Novembro, onde em qualquer lado da ilha poderão ocorrer chuvas fortes. Os melhores meses para visitar, sem monções previstas, serão Janeiro, Fevereiro e Março.

visitar o sri lanka

Foto de: Sander Don

  • Informe-se sobre a documentação necessária para viajar

Nem sempre é fácil lembrarmo-nos de que, na grande maioria dos países fora do Espaço Schengen, é necessário que o passaporte tenha uma validade superior a 6 meses após a data de regresso. São pormenores como este que podem fazer a diferença entre conseguir viajar e/ou conseguir obter um visto ou não. Sempre que possível, informe-se junto da sua agência de viagens sobre a documentação necessária ou entre em contacto connosco. Uma dica importante para visitar o Sri Lanka está precisamente na questão da validade do passaporte e na prévia obtenção do visto antes de viajar. Para além destas duas questões, é ainda aconselhável que realize a consulta do viajante e necessário apresentar o seu bilhete de regresso. Em certos casos, pode-lhe ser solicitado um comprovativo que demonstre que tem meios financeiros para sustentar a sua visita ao país.

  • O país é LGBT friendly?

É uma pergunta com uma resposta cinzenta. O Sri Lanka é um país onde ainda estão bem assentes os valores em que um homem deve estar com uma mulher e vice-versa. Casais homossexuais não são permitidos e aceites e há vários hotéis que chegam mesmo a negar a estadia a casais LGBT. No entanto, a comunidade existente no país tem tentado ser o mais acolhedora possível e há movimentos LGBT que permitem que casais do mesmo sexo consigam ter mais apoios enquanto viajam. É, no entanto, aconselhável que se evitem demonstrações de afeto em público.