Blog

O que é a Havenwelten e porque deve visitar

Bremerhaven é uma cidade que junto do mar. A Havenwelten é o complemento que Bremerhaven precisava para dar o próximo passo em direção ao futuro. Mas afinal o que é a Havenwelten e porque deve visitar?

Uma visita à Havenwelten, literalmente traduzida “Mundo dos portos” em Bremerhaven pode facilmente ser justificada através de uma rápida pesquisa no Google. A arquitetura futurista dos edifícios e o design de toda a estrutura é fenomenal. Mesmo os pouco entendidos na matéria reconhecerão que este porto não é igual a tantos outros que encontramos pelo mundo. Este é especial, revolucionário.

O que é a Havenwelten e porque deve visitar

Imagem de Network Inland Waterways Europe

A Havenwelten foi, na II Guerra Mundial, um porto importantíssimo para as tropas Nazi. Este era um dos portos por onde chegavam as mercadorias que faziam falta. Precisamente por ser dos mais importantes, foi bombardeada e parcialmente destruída pela oposição. Este ataque foi planeado de forma cuidadosa para que o porto marítimo ficasse debilitado, mas pudesse ainda assim ser usado por eles para o mesmo efeito.

Hoje, a Havenwelten é um local de passagem dos amantes da II Guerra Mundial. Aqui, é possível visitar o U-Boot Wilhelm Bauer, submarino alemão de Wilhelm Bauer. O submarino, que nunca foi usado em combate, foi recuperado em 1957 para servir como zona de treino à Marinha Federal Alemã. Hoje, é um submarino-museu digno de visita.

O Klimahaus Bremerhaven 8º Ost. é também um dos maiores edifícios e dos mais futuristas da Havenwelten. A casa do clima recebe anualmente cerca de meio milhão de visitantes! Estranhamente, é rara ou mesmo inexistente a visita por parte de portugueses.

A ligação ao mar nórdico faz-se novamente sentir quando notamos que existe aqui um Zoológico dedicado à vida marinha. O Zoo am Meer é um jardim zoológico especializado em animais marítimos do mar do Norte.

A Havenwelten e Bremerhaven são um tesouro a cerca de 2 horas de avião de distância. Locais de muita riqueza cultural, onde a história e o futuro se misturam.

*Vídeo de Fizzy EDOR