Blog

MADEIRA ou AÇORES – Qual a melhor?

Tanto uma como a outra fazem os olhos brilhar a qualquer pessoa que goste de natureza e cultura. Para os portugueses, a visita às nossas ilhas é muitas vezes um objetivo. Mas, a questão coloca-se: MADEIRA ou AÇORESqual a melhor?

Vamos ser já muito frontais na resposta a esta pergunta: não é possível comparar.

A Madeira e os Açores têm muitos pontos em comum, mas têm ainda mais pontos em que diferem. Por um lado, a Madeira é terra de grandes tradições; por outro, a beleza natural dos Açores é sem dúvida o mais cativante no arquipélago.

Se as duas são tão diferentes, porque é que temos tanta gente a dizer “Quero ir para a Madeira ou para os Açores“?

Tal como acontece com outros destinos, a maioria das pessoas sabe da existência das ilhas, já viu muitas fotografias e vídeos de ambas, mas acaba por colocá-las no mesmo saco por não compreender muito bem as diferenças entre as duas. Regra geral, quando fazemos o aconselhamento de cada uma delas optamos por tentar perceber qual a verdadeira paixão ou intenção do viajante. Será que prefere paisagens? Será que prefere eventos? Será que procura tradição?

Não queremos com isto dizer que a Madeira não tem natureza ou que o arquipélago dos Açores é desprovido de tradições. Mas temos que pesar os pontos fortes de cada um para fazer com que aqueles poucos dias de viagem valham a pena e proporcionem ao viajante uma experiência memorável.

Já visitantes e conhecedores de ambos destinos, deixamos alguns pontos importantes para a tomada de decisão:

  • Só tenho 3 dias para viajar

Para quem viaja do Porto, 3 dias para viajar para os Açores é o equivalente a passar apenas um dia lá por força dos horários de voo. Nestes casos, a Madeira acaba por ser a melhor opção por conseguirmos facilmente adaptar os horários para se ter um maior aproveitamento. Já quem viaja de Lisboa tem acesso a outra variedade de horários de voos e companhias aéreas em e, aí sim, é possível fazer um programa de 3 dias nos Açores.

madeira ou açores

Ilha de São Miguel

  • Gosto de natureza, mas também gosto de um sítio com mais ambiente

Aqui entramos já num conceito mais sensível. Embora os Açores tenha movimento – especialmente em Ponta Delgada, São Miguel -, é inevitável não referenciar logo a Madeira e o Funchal sempre que alguém fala deste ponto. Acaba por existir mais oferta de atividades na cidade, a cidade é também maior e as festividades mais recorrentes e publicitadas. A própria oferta de excursões é maior que nos Açores, incluindo excursões culturais, de natureza, de mergulho e passeios de barco. No caso dos Açores, a escolha acaba por ser mais habitual em pessoas que realmente procuram turismo de natureza e paisagens.

  • Não me sinto tão confortável em realizar a viagem por mim próprio e/ou conduzir no destino

Uma viagem aos Açores consegue ter mais proveito quando realizada em circuito ou com rent-a-car. A Madeira, no entanto, já consegue ser mais flexível e, como mencionado anteriormente, acaba por ter um leque maior de excursões para quem as prefere comprar no destino.

Ilha da Madeira

Há muitos outros fatores que nos levarão a aconselhar os Açores em vez da Madeira ou vice versa, mas estas questões acabam por nos ajudar a explicar as diferenças mais básicas entre as ilhas. Dependendo, depois, do tipo de viajante, outras questões serão pertinentes, tais como;

  • preferir (ou não) um circuito pré-feito ou opções mais abertas;
  • altura da viagem;
  • tipo de experiências;
  • etc.

É preciso compreender a diferença que existe entre viajantes e perceber as necessidades e desejos de cada um. O mais importante é ter vontade de viajar. A partir daí, a Rumo Norte auxiliará em tudo o que precisar.