Tanto uma como a outra fazem os olhos brilhar a qualquer pessoa que goste de natureza e cultura. Para os portugueses, a visita às nossas ilhas é muitas vezes um objetivo.
Mas, a questão coloca-se: Madeira ou Açores, qual a melhor?

Vamos ser já muito frontais na resposta a esta pergunta: não é possível comparar.
A Madeira e os Açores têm muitos pontos em comum, mas têm ainda mais pontos em que diferem. Por um lado, a Madeira é terra de grandes tradições; por outro, a beleza natural dos Açores é sem dúvida o mais cativante no arquipélago.
Se as duas são tão diferentes, porque é que temos tanta gente a dizer “Quero ir para a Madeira ou para os Açores“?
Como escolher entre Madeira ou Açores
Tal como acontece com outros destinos, a maioria das pessoas sabe da existência das ilhas, já viu muitas fotografias e vídeos de ambas, mas acaba por colocá-las no mesmo saco por não compreender muito bem as diferenças entre as duas. Regra geral, quando fazemos o aconselhamento de cada uma delas optamos por tentar perceber qual a verdadeira paixão ou intenção do viajante. Será que prefere paisagens? Será que prefere eventos? Será que procura tradição?
Não queremos com isto dizer que a Madeira não tem natureza ou que o arquipélago dos Açores é desprovido de tradições. Mas temos que pesar os pontos fortes de cada um para fazer com que aqueles poucos dias de viagem valham a pena e proporcionem ao viajante uma experiência memorável.
Já visitantes e conhecedores de ambos destinos, deixamos alguns pontos importantes para a tomada de decisão:
Só tenho 3 dias para viajar
Para quem viaja do Porto, 3 dias para viajar para os Açores é o equivalente a passar apenas um dia lá por força dos horários de voo. Nestes casos, a Madeira acaba por ser a melhor opção por conseguirmos facilmente adaptar os horários para se ter um maior aproveitamento. Já quem viaja de Lisboa tem acesso a outra variedade de horários de voos e companhias aéreas em e, aí sim, é possível fazer um programa de 3 dias nos Açores.

Gosto de natureza, mas também gosto de um sítio com mais ambiente
Aqui entramos já num conceito mais sensível. Embora os Açores tenha movimento – especialmente em Ponta Delgada, São Miguel -, é inevitável não referenciar logo a Madeira e o Funchal sempre que alguém fala deste ponto. Acaba por existir mais oferta de atividades na cidade, a cidade é também maior e as festividades mais recorrentes e publicitadas. A própria oferta de excursões é maior que nos Açores, incluindo excursões culturais, de natureza, de mergulho e passeios de barco. No caso dos Açores, a escolha acaba por ser mais habitual em pessoas que realmente procuram turismo de natureza e paisagens.
Não me sinto tão confortável em realizar a viagem por mim próprio e/ou conduzir no destino
Uma viagem aos Açores consegue ter mais proveito quando realizada em circuito ou com rent-a-car. A Madeira, no entanto, já consegue ser mais flexível e, como mencionado anteriormente, acaba por ter um leque maior de excursões para quem as prefere comprar no destino.

Há muitos outros fatores que nos levarão a aconselhar os Açores em vez da Madeira ou vice versa, mas estas questões acabam por nos ajudar a explicar as diferenças mais básicas entre as ilhas. Dependendo, depois, do tipo de viajante, outras questões serão pertinentes, tais como;
- preferir (ou não) um circuito pré-feito ou opções mais abertas;
- altura da viagem;
- tipo de experiências;
- etc.
É preciso compreender a diferença que existe entre viajantes e perceber as necessidades e desejos de cada um. O mais importante é ter vontade de viajar. A partir daí, a Rumo Norte auxiliará em tudo o que precisar.