Blog

Mercados de natal

Aposto que já ouviu falar dos famosíssimos mercados de natal, seja na Europa ou fora. Mas já visitou algum? Quais serão os melhores?

Os hoje conhecidos Mercados de Natal fazem parte de uma tradição dos anos 1300. O primeiro mercado de natal data de 1310, na Alemanha, país onde se diz que a tradição começou. É, por isso, usual que os mais interessados neste tipo de visitas tenham a Alemanha em alta estima quando começam a planear as suas viagens da época.

Os primeiros mercados permitiam aos agricultores visitar o centro da cidade com vista à compra e venda de produtos. Atualmente, estes mercados natalícios são uma excelente forma de trazer o natal à rua.

Os vários mercados espalhados pelo mundo são um excelente indicador da força e poder que a época natalícia tem em muitos países e cidades. Na Europa, os melhores mercados de natal estão na Europa Central, nomeadamente na Alemanha, França, Áustria ou Reino Unido (um pouco menos Europa Central). A Alemanha e a Áustria são, sem sombra de dúvidas, os mais fortes.

mercados de natal

Devo incluir um mercado de natal no meu plano de viagens?

Depende da importância que dá ao natal. Embora os mercados possam ser visitados até por aqueles que menos importância dão à época, a verdade é que um mercado de natal tem muito mais simbolismo se nos dedicarmos à época.

Depois de visitar mais de 5 mercados diferentes, em países diferentes, é-me possível afirmar que todos são diferentes e nem todos têm o mesmo foco na época natalícia. Tomemos o mercado de natal de Viena como exemplo. É enorme, ouve-se música natalícia, toda a cidade assume uma pose de natal. Mesmo o artesanato, comida e bebida à venda estão muito ligados à época – assim como à tradição do país, claro.

Por outro lado, o mercado de natal de Bratislava, na Eslováquia, é bem mais pequeno e assume mais uma pose de “shopping ao ar livre“. Continuamos a ter as opções gastronómicas, mas temos uma cidade menos natalícia.

Tudo isto, no entanto, não passam de meras opiniões de uma viajante. Deve sempre, assim que lhe for possível, tirar as suas opiniões com uma pequena viagem ao local 🙂

Quais os melhores mercados de natal?

Pegamos, mais uma vez, numa questão de opinião. Pessoalmente, o de Viena tem um encanto difícil de enganar! Mas tem a desvantagem de estar numa das cidades/países mais caros da Europa.

Outros mercados de natal de (relativamente) fácil acesso são os de Estrasburgo (França), Londres (Reino Unido), Budapeste (Hungria), Colónia (Alemanha), Cracóvia e Wroclaw (ambos na Polónia). Dresden, na Alemanha, também tem dos melhores mercados de natal da Europa, mas tem a dificuldade de apenas ser acessível em voo com escala, enquanto os restantes beneficiam de voo direto desde o Porto e/ou Lisboa.

Se ficou curioso, entre em contacto connosco.

mercado de natal budapeste