BlogInformações úteis

Viajar depois do Brexit

O Brexit trouxe muitas dúvidas a todos os viajantes. Neste artigo, tentamos esclarecer todas (ou quase todas) sobre como será viajar depois do Brexit.

Depois de tanto tempo de incerteza, o passado dia 31 de janeiro ditou a saída oficial do país da União Europeia. A partir deste dia, deu início o período de transição, cujo término está (para já) definido para 31 de dezembro de 2020.

Para cidadãos europeus que viajam para o Reino Unido ou tencionam viajar, pouca coisa muda. Mas vamos abordar cada ponto individualmente.

  • Documentos necessários para viajar para o Reino Unido (UK):

A grande maioria dos cidadãos da União Europeia (UE) poderão continuar a viajar apenas com cartão de cidadão ou bilhete de identidade pelo menos até 2021.

Por sua vez, cidadãos da Noruega, Liechtenstein, Islândia, Suíça podem usar o passaporte como documento legal de viagem para o UK. Cidadãos de países fora da UE (como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, América do Sul, Caraíbas) também podem viajar com o passaporte para o Reino Unido desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelas leis da imigração do país.

No que respeita a vistos, não está prevista a necessidade de vistos para viagens para o UK desde que a estadia não seja superior a 90 ou 180 dias. Esta decisão foi tomada por mútuo acordo entre o Reino Unido e a Comunidade Europeia, que também se compromete a não exigir vistos a cidadãos do UK que desejem viajar para países da UE pelo mesmo período de tempo (não excedendo 90 ou 180 dias).

No entanto, estas regras podem mudar caso o UK ou a UE desejem alterar esta regra de isenção de vistos.

  • Transportes de/para/dentro do Reino Unido (UK):

Companhias aéreas, comboios e autocarros continuarão a circular livremente entre o Reino Unido e a Europa.

No caso de carros de aluguer, viajantes que não tenham uma carta de condução emitida pelo UK continuam a poder conduzir no país desde que com uma Autorização Internacional de Condução (International Driving Permit = IDP).

  • Roaming

O roaming continuará a funcionar da mesma forma que em qualquer outro país da União Europeia. Isto é, se usufruir e chamadas, SMS e dados móveis gratuitos, continuará a tê-los.

No entanto, aconselhamos à confirmação prévia com a sua operadora antes da viagem.

  • Outras dúvidas

Pode entrar em contacto connosco através do formulário do lado direito e expor as suas dúvidas.

Para orçamentos para viagens para o Reino Unido, contacte-nos através deste link.